terça-feira, 27 de abril de 2010

Post 8: O que fazer quando seus planos parecem ruim. Num. 13: 1-3; 17-33

Todos nós passamos por situações que parecem ser limite. Momentos em que acreditamos ser o fim da picada. A tendência natural é uma profunda ansisedade, angústia e até desespero. Nestas horas nada parece fazer sentido, e a tendência é chorar, retroceder ou até mesmo desistir de viver.
Neste texto, o povo de Deus encontra-se nesta situação. Vinham entusiasmados com a promessa de uma terra para eles, andaram pelo deserto e agora estavam próximos da terra, era esta a fase final, o momento do cumprimento da promessa. Ao fazerem as avaliações finais, ficaram chocados por perceberem que os maiores obstáculos ainda estavam por vir. Não seria fácil desalojar aquele povo que ali residia e assumir a posse da mesma. O relatório dos espias trazia duas mensagens:

1. A terra era fértil e próspera;
2. Em contrapartida, seus habitantes eram verdadeiros gigantes.


Da dor e aflição daquele povo, podemos tirar proveito para nossa vida hoje. As coisas não eram tão dramáticas como pareciam ser, mas o povo se desesperou e chorou. Olhando de fora, percebemos que poderiam ter vivido diferente se tivessem certos princípios dirigindo suas vidas.

Como lidar com situações aparentemente insuperáveis?

1. Construir uma visão correta da realidade
- Imaginaram as coisas maior do que de fato eram - 13:33
- Fizeram um mal julgamento deles mesmos e dos outros : "Éramos aos nossos olhos, e o éramos aos seus olhos como gafanhotos". 13:33.

Havia um problema na sua auto-percepção, e na percepção dos desafios. Eles não eram como gafanhotos, nem os outros os viam assim, mas o medo os levava a superdimensionar o problema. Valorizam a superiodade dos problemas. Eles eram reais, mas estavam sendo superlativizados.

Quais são os nossos gigantes? Será que de fato eles são reais?

Criaram uma falsa percepção do problema.
Os problemas não são maiores nem menores que são...

2. Acentuar o positivo, não o negativo
De tudo que viram, só se lembravam os Enaquins, todas as coisas boas foram esquecidas: Os sinais de Deus, a fartura da terra, a graça de Deus.

Onde estão nossos olhos? No positivo ou no negativo?

Exemplo característico disto encontramos em Pedro. Mt. 14:23. "Enquanto Pedro olhava para o Senhor, ele andava sobre as águas, mas quando reparou na força do vento, começou a sucumbir".

Eles focalizam o pior:
- Cairemos a espada 14:3
- Nossas crianças serão escravas...14:3
- Voltaremos ao Egito... 14:4


Nenhuma destas coisas iria acontecer. 90% dos nossos problemas são irreais.
Josué e Calebe acentuam Deus. "Se o Senhor se agradar de nós"...

3. Não desanimar
O povo levanta a voz e chora. 14:1. Onde foi o entusiasmo? O povo chora por não ter morrido (depressão). Depressão é fundamentalmente falsa percepção das coisas, O deprimido não tem medo de morrer, tem medo de lutar. Ex. Elias na Caverna (pede a morte, mas não perde força para lutar).

4. Entender que você não está só
Apenas Josué e Calebe parecem entender isto. "Se o Senhor se agradar de nós, então, como pão os poderemos devorar...
Num 14:9 - "O Senhor é conosco".


O nosso Deus é conosco em qualquer situação!
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: