quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pense Nisso: "Grandes Frigideiras"

Conta certa história acerca de um pescador muito estranho. Ele saia a pescar em seu barco todas as manhãs, e dali tirava o seu mantimento, ao chegar ao fim do dia, certo companheiro sempre observava que o pescador media cada um dos peixes com uma pequena régua de 15 centímetros e não mais que isso, os peixes que passavam disso, ele os atirava fora, e ficava com os que tinham pouco tamanho. Certo dia seu companheiro chegou para perguntá-lo porque tal mania tão estranha, porque normalmente os maiores peixes, eram mais bem vistos. Então o pescador estranho respondeu: “lá em casa eu tenho uma frigideira, e os peixes maiores não cabem nela, por isso eu fico com os menores peixes pra que eu os possa fritar, e me alimentar!”

Uma pergunta para que se reflita: QUAL O TAMANHO DA SUA FRIGIDEIRA?

Pois bem. Deus se importa com essa sua resposta, frigideira pode aqui ter um sinônimo mais prático, o de VISÃO, e poderemos reformular a pergunta: QUAL O TAMANHO DA SUA VISÃO?

O Livro de Neemias mostra um homem de visão, que não retinha seus olhos as coisas menos importantes do que as que interessavam ao DEUS dos Céus. Andando pela história, Jerusalém havia sido destruída, os muros, sinal de força, confiança, proteção, segurança haviam sido derrubados. Neemias ao receber tal notícia no Capítulo 1, chorou (v4). Neemias, porém não reteve seus olhos em quem o havia feito, ou se indignou contra DEUS, ele simplesmente teve duas atitudes de quem tem uma ampla visão voltada ao coração de DEUS.

Primeiro ele reconheceu quem era DEUS:

“E disse: ah! Senhor, Deus dos Céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!” (v5)

Segundo ele reconheceu quem eram eles:

“Estejam, pois atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.” (v6)

Duas atitudes indispensáveis a quem necessita de restauração no que diz respeito à visão. Reconhecer quem é DEUS e só assim reconhecer quem é o homem, qual os planos de DEUS e vontades de DEUS para a vida dele. Visão, quem a tem em outros lugares está destinado, fadado ao fracasso. A visão certa levará a caminhos em que nossos corações e mente jamais imaginaram, a lugares que jamais se imaginou estar, o que DEUS tem para a nossa vida sempre será o melhor “...EU é que sei que pensamentos que tenho sobre vós, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”, “...porque DEUS é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder que opera em nós”.

Jesus diz que nós que somos maus sabemos dar boas dádivas aos nossos filhos, quanto mais o nosso Pai Celeste saberá dar boas dádivas aos seus filhos. Somos quase sempre auto dependentes, como Adão e Eva no Éden, confiamos em nossa própria visão, força, e dessa força, estamos andando a passos largos, a caminhos muitas vezes sem volta, ou quando não, caminho difíceis de se retornar e talvez carregaremos marcas disso pelo resto da Vida. Jerusalém havia sido destruída pelo seu próprio pecado e desobediência, a visão do povo de Israel, por algum tempo havia se destinado a outras coisas, outros lugares, outros deuses que não o verdadeiro Deus. Escolhas erradas, visão pequena, podem levar a grandes tragédias.

Neemias se dispõe então, a reedificar os muros de Jerusalém. Mas o que isso? Um louco, sonhador? Muitos pensaram isso. Um visionário talvez seja a mais bela definição de Neemias. Uns viram as rochas enormes despencadas no chão, sem restauração, Neemias viu muros que um dia foram fortes, em pé novamente, Neemias viu segurança, proteção, força, Sonhos, em pé novamente. Um visionário, Neemias tinha uma frigideira enorme, e estava em busca de grandes peixes.

QUAL O TAMANHO DA SUA FRIGIDEIRA?

Não importa o tamanho do desafio, e olhe que muitos nos sobrevêm diariamente, sonhos indo pelo cano, as coisas que parecem não acontecer, respostas que ouvimos ou que não ouvimos, que dissipam toda a paz do coração, somos angustiados. Mas tudo passa, porém precisamos acreditar e sonhar os sonhos de DEUS para nossa vida.

Neemias enfrentou grandes inimigos, lutas, falta de recursos, diz a Bíblia que com uma mão trabalhava, com a outra impunha a arma para se defender dos inimigos, o que vale destacar, tentaram se infiltrar no meio do povo para melhor atacá-los, mas o povo durante a reconstrução deitava-se com suas armas à direita (Ne 4.26), trabalhavam dia e noite, e olha quem não tem tal atitude dificilmente conseguirá reerguer os muros.

Neemias não olhou para as Pedras que haviam sido derrubadas, e nem como elas estavam no chão, ele foi capaz de olhar para aquilo tudo e entender que era a forma mais singela e bela de DEUS tratar Israel do seu pecado, ele olhou para o DEUS dos céus. Os muros foram novamente levantados (Neemias 6), Israel voltou a ser feliz, um povo temente a DEUS, isso porque um homem preferiu olhar com os olhos de DEUS, e colocou em DEUS toda a sua Visão.

Seja um visionário! Seja um Missionário!
Erga seus muros!
Seja Feliz!
Você só conseguirá isso, quando tiver a VISÃO de DEUS!
Só se pesca grandes peixes, quem tem uma Grande Frigideira!


Que DEUS nos abençoe!

Fonte: Revista da UPA escrito por Danilo Lopes Baliza

Nenhum comentário: